UNISUL E OS GUARANI CELEBRAM CAMINHADA NO ARA PYAU



Em comemoração aos 10 anos da Declaração da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o Revitalizando Culturas da UNISUL organizou o evento ARA PYAU  no campus da UNISUL da Pedra branca no dia 13 de setembro de 2017 com apoio da UNISUL, Rede Social Solidária Sokhrates e do Homo Serviens - Instituto Biocultural. O evento contou com a participação dos guaranis crianças, jovens e adultos,com caciques, artesãos e professores indígenas das aldeias Guarani  Yakã Porã, Itaty do Morro dos Cavalos e do Centro Cultural Tataendy Rupá, estudantes e docentes da UNISUL, outras universidades e comunidade do entorno.


A Roda de Conversa noturna teve como tema principal os êxitos e desafios dos direitos dos povos indígenas nos últimos 10 anos. Participaram os caciques Luís Mariano Papá, Marcelo Gonçalves Werá, Eunice Antunes Kerexu Yxapyry, Dra. Maria Dorothea Post Darella (Ufsc), Esp. Myriam Righetto (IHS), Nuno Nunes (Assessor da Comissão Nhemonghetá), Ms. Marcos Morreira Karaí (Nhemonguetá), Dr. Murad Ahamad Khan (webconf da India) e a mediação de Dr. Jaci Rocha Gonçalves, coordenador do Projeto Direitos Humanos e Mediações Culturais da UNISUL.

Povo Guarani comemorando os 10 anos da Declaração da ONU sobre o Direitos dos Povos Indígenas
A cobertura completa feita pela TV Vento Sul. Assista aqui de Santa Catarina e a divulgação mundial pela Rede Social Sokhrates. Durante todo o evento a espiritualidade se fez presente com o Concerto dos 10 anos pelo Acústico NósNaldeia, Grupo Filhos da Pedra Branca, o coral Tapé Mirim e as Poraei pelo rezador Marcos Morreira Karaí.
Além do link a cima da TV Vento Sul você pode assistir o evento na íntegra nos links abaixo:

   Coral Tapé Mirim 

Nos dias 14 e 15 de setembro, a festa de celebração do ARA PYAU (Ano Novo Guarani) tem como ponto alto a inauguração da nova Opy (Casa de Reza) e a festa das sementes com o plantio de árvores.

 Inauguração da nova Opy (Casa de Reza)
Em sua avaliação, o prof dr. Jaci Gonçalves comentou que o evento foi “Mais um passo significativo em nossa academia da UNISUL, consolidando a interação universidade e comunidade numa simbiose de extensão tal que o espaço comunitário como neste caso as aldeias tornam-se Ambientes de Aprendizagem. É, ao mesmo tempo, momento de alegria pela fidelização da UNISUL numa aliança que persiste há 20 anos e que fortalece o seu ethos de universidade comunitária.”

Prof. Jaci Rocha Gonçalves (Coordenador do Revitalizando Culturas e presidente do IHS - Instituto Homo Serviens)


Veja as fotos do evento no nosso facebook.


Texto e fotos - Bianca Taranti Orientação - Prof Jaci Gonçalves



Comentários

Postagens mais visitadas