Seminário sobre povos indígenas e quilombolas: Ética, Ciência e seus Direitos.

O Revitalizando Culturas da UNISUL, o Projeto Direitos Humanos e Mediações Culturais e o IHS - Instituto Homo Serviens acompanharam a continuidade dos esforços e organização dos povos indígenas de Santa Catarina na luta nacional que resultou na  suspensão do Marco Temporal que foi julgado no dia 16 de agosto de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A rede social SOKHRATES  viralizou mundialmente essa luta com um oportuno serviço de audiovisual, clique aqui e assista o vídeo.

Na continuidade das lutas com o objetivo de questionar e debater as interpretações jurídicas nossa equipe participou do Seminário Ética, Ciência e Direitos: por uma sociedade mais soberana, promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social da UFSC nos dias 20 e 27 de setembro de 2017. O evento envolveu os representantes de instituições científicas  e governamentais, indígenas, quilombolas e antropólogos juristas.

Na pauta, o debate sobre a homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos; as ameaças,superações e resistências culturais, políticas e econômicas que esses povos enfrentam há vários séculos sobre os direitos territoriais. Sobretudo focou-se nos temas urgentes da CPI Funai-Incra, da PEC 215 e suas consequências.

Junto à nossa equipe dos Direitos Humanos e Mediações Culturais estavam presentes profissionais e ativistas de diversas organizações onde buscam aproximar a sociedade para uma visão mais pluralista, democrática e justa.  

Texto e foto: Bianca Taranti
Coordenação: Jaci Rocha Gonçalves




Comentários

Postagens mais visitadas