Dia 2, 1º Congresso Internacional Revitalizando Culturas
Dia 14: Direito ao direito originário
Os trabalhos do segundo dia foram presididos pela advogada e especialista Myriam Righetto, ex-docente da UNISUL e uma das mentoras do 1º Congresso Internacional Revitalizando Culturas sobre Indigenismo e 13ª Semana Cultural Indígena na Unisul. Os coordenadores dos debates foram os professores Paulo Carvalho, Ms. e Javier Rodrigo Maidana, dr.
O foco jurídico sobre o Direito ao Direito Originário permitiu que professores de direito, acadêmicos de graduação e pós-graduação dialogassem com políticos e lideranças indígenas.
A presença de Hyral, primeiro advogado indígena de Santa Catarina, de acadêmicos indígenas de Direito e interculturalidade promovessem o debate inédito sobre a jurídica originária dos povos do Brasil principalmente sobre direito à educação e território.
A presença de pesquisadores e pesquisadoras das Universidades da Amazônia, da Índia, da Europa e da América do Sul garantiu pela diversidade representativa a urgência do debate sobre a jurídica originária, superando etnocentrismos jurídicos eurocêntricos.
Comentários
Postar um comentário