Espiritualidade no timing da vida: Setembrada

Prof. Jaci Rocha Gonçalves

Car@ leitor@, em nossa cidade universitária Pedra Branca, setembro chega com faces,  rostos e gostos bem ao estilo de espiritualidade da primavera tropical rica porque diversa. Em 13, 14 e 15 deste setembro 2016 somos convidados a vivenciar a sabedoria dos povos originários como sabedorias sustentáveis no Congresso Internacional Revitalizando Culturas sobre Indigenismo.

Estamos na vibe de um Brasil que hospeda as Olimpíadas em agosto e Paralimpíadas em setembro. O Congresso quer abraçar também os primeiros Jogos Mundiais Indígenas de 2015 em Palmas no Tocantins. Na coluna anterior lembrei como a presença de povos indígenas naquele campus de Palmas foi mais uma das ousadias do professor Osvaldo Della Giustina, do grupo fundador da Unisul e primeiro reitor daquela universidade.

É na sintonia com o ethos comunitário da Unisul, assumida pela nova Reitoria, que vamos acolher estudiosos indígenas e não-indígenas da Índia, na Ásia, de Guiné Bissau na África, de Portugal, na Europa e da Ameríndia   aos pés do Morro Sagrado da Pedra Branca e no recém inaugurado Centro Cultural Tataendy Rupá na Aldeia Itaty do Morro dos Cavalos.
Após 18 anos de ações continuadas do Unisul/Revitalizando Culturas, é mais um passo qualitativo para valorização da riqueza que pode ser a diversidade das culturas. Desculpe-me, car@ leitor/a, mas minha alma poética está aflorando em versos:
Bem-vindos doutores, mestres, especialistas, graduandos e graduados da Terra dos Brasis e de todo o Planeta.
Bem-vindos sábios e sábias de nossas famílias, escolas, organizações comunitárias, empresariais, ONG’S e OGs.

Venham juntar-se nas rodas de espiritualidade
Ao som dos batuques e mantras originários,
No gingado das danças sagradas
E no requebro dos corpos iluminados.

Deixem que a pintura no rosto ecoe como leveza
E alegria do ser profundo.
Venham, desarmados,
Aprender a viver na arte do brinquedo de arremesso da flecha certeira.

Venham dialogar!
Pelo presencial e o virtual!
Vamos continuar as conversas de Durban, na África, em setembro de 2001.
Vamos redizer os sonhos factíveis de 13 de setembro de 2007, em Paris.
                                                                          Niver da Declaração Universal dos Direitos dos Povos                                                                             Indígenas.

Vem, setembro, refaz nossos fôlegos na construção da Terra Sem Males, já iniciada e  que se remoça na memória de tantos setembros.

 - Site do evento: http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/seminarios-de-pesquisa/congresso-internacional-revitalizando-culturas

- Contatos: (Telefones - 3279 1114 (14h-18:30h) e 3279 1130.

e-mails:  revitaliza.culturas@unisul.br; eventos.gf@unisul.br

Comentários

Postagens mais visitadas