H’Aweté: União de Forças

Na tarde de 28 de junho, no auditório do bloco C do campus Pedra Branca da Unisul, autoridades guaranis e da universidade se uniram para conhecimento e partilha de carinho na “Celebração H’Aweté” (Gratidão).

No encontro, os guarani presentearam as bibliotecas da Unisul com o kit pedagógico do MIS e MASC que inclui o cd Tery Marae-y, entregues em todas as escolas públicas catarinenses.  Eles receberam livros para a Escola Itaty e o Centro de Formação Tataendy Rupá produzidos nos cursos da universidade. O Revitalizando Culturas ofertou artesanatos guarani, cartão de agradecimento e poema-lembrança da 11ª. Semana Cultural Mbya Yvyrupa Reko  compondo um kit de gratidão  para todos que colaboraram nos departamentos da Unisul.

Marcela Motta Dreschel, representante do IFSC da Pedra Branca, propôs um novo curso para ingresso dos indígenas, presentes também o Instituto Çarakura e grupos de apoio como Gilmar do Hippo Supermercados e Ricardo do Supermercados Rosa. Padre José Manuel dos Santos, Marline Rocha Gonçalves e Myriam Righetto representaram outros grupos de apoio voluntários da sociedade civil pela causa do diferente cultural.

Na oportunidade, o prof. Dr. Jaci Gonçalves fez o pré-lançamento e divulgação do 1º Congresso Internacional Revitalizando Culturas – Indigenismo, 13ª Semana Cultural Indígena, que tem como tema geral: Povos Originários: Riquezas Sustentáveis? A palavra conclusiva ficou com Kerexu Yxapyry, jovem educadora guarani e o Vice-reitor da Unisul prof. Dr. Mauri Luiz Heerdt que aprofundou o tema da gratidão como algo urgente na convivência que é ultrapassar o clichê do obrigado pela gratidão que brota do amor.

Ao fim do evento, todos unidos para o registro fotográfico

Aweté Nhanderu! (Deus nos abençoe!)


Leonardo Santos, 
estagiário de Jornalismo no Revitalizando Culturas
Coordenação: Prof Dr. Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas