sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Palestra Arqueologia dos saberes e fazeres Mbyá-Guarani

Na 9ª Primavera dos Museus ocorrida no Museu Histórico de São José o palestrante da noite do dia 25 de setembro de 2015 foi o Professor Dr. Jaci Rocha Gonçalves, do Revitalizando Culturas da UNISUL.
Por: Natalia Santos de Pinho

O professor Jaci Rocha Gonçalves foi convidado pela Secretaria da Cultura de São José para ser o palestrante sobre o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Jaci foi o primeiro nome lembrado por ser referência no assunto, juntamente com o projeto Revitalizando Culturas e com a ajuda da mediadora cultural, a estudante de naturologia Rafaela Iwassaki.
A noite foi iniciada com a palestra do professor sobre a cultura indígena guarani e contou com a participação de alunos, professores e organizadores do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Os alunos estavam especialmente animados já que iniciavam a retomada dos estudos. Houve uma grande interação comunitária, todos se mostraram ansiosos em aprender preenchendo cada espaço vazio com perguntas.
Natal Dias Araújo, coordenador do EJA da Escola Municipal de Forquilhinhas, disse que “com frequência nos dedicamos a estudar os povos do outro lado do oceano e esquecemos os nossos povos originários brasileiros”.
Houve momentos emocionantes como o contato com os livros de autoria indígena e suas fotos com pinturas corporais. Como dito pelo professor Jaci, “antes os brancos que falavam aos índios, agora são eles que falam aos brancos e mostram muitos saberes inéditos”. Esta noite foi especial para os indígenas, os alunos do EJA e todos os outros presentes. Foi importante para conhecermos a cultura dos nossos povos originários e também descobrir nossa essência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário