LIÇÃO DE RESISTÊNCIA E FÔLEGO CRIATIVO: O Acampamento Terra Livre será on-line.

A 16ª edição do  Acampamento Terra Livre reúne lideranças dos 256 povos indígenas na redes sociais de 27 a 30 de abril 2020 

 

Arte: Acampamento Terra Livre 2020


Começou o 16º Acampamento Terra Livre (ATL), o maior encontro dos povos indígenas do país. Esta edição une os povos por meio das redes sociais com a mesma força espiritual ou maior que as anteriores. O objetivo do ATL é a reflexão sobre a história, a luta e a resistência dos povos indígenas. A realização desta edição será totalmente virtual e conectará povos de todo o Brasil e lideranças internacionais no ambiente online e você também pode participar.

O tema deste ano é: O genocídio dos povos indígenas. Desde o desmonte da saúde indígena a invasões e a não demarcação dos territórios, o advento do coronavírus e sobretudo o assassinato de lideranças indígenas que vem sofrendo uma escalada, empurra cada vez mais os povos indígenas para uma situação de vulnerabilidade.
 
O Acampamento Terra Livre tem sido realizado todos os anos em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde as lideranças de diversos povos indígenas reuniam-se para denunciar  atividades ilegais de invasores dentro dos territórios indígenas e reivindicar os direitos instituídos na Constituição Federal de 1988 que até hoje não vem sendo cumprido em sua plenitude, como também vem sendo enfraquecida e violada ao longo do tempo, colocando os povos originários em situações de risco constante.

Novamente as lideranças indígenas estavam organizando-se para a ida a Brasília para cobrar providências do governo. Em razão do coronavírus e das medidas de isolamento social propostas pelos Estados e pelos órgãos de saúde, os povos indígenas mantêm o evento, que será realizado pela primeira vez, virtualmente. O evento tem início nesta segunda-feira (27), e encerrará no próxima quinta-feira (30).

Durante os quatro dias de evento,
serão realizados debates, conversas, intervenções artísticas e culturais trasmitidos pelas redes sociais. As lives agendadas trazem cantos, danças tradicionais, mostra de filmes indígenas, pajelança (rituais indígenas realizado pelos pajés), debates entre mulheres.

As mesas de debates contarão com a presença de especialistas, grandes lideranças, indigenistas, antropólogos e  vão discutir temas importantes para a conjuntura atual, sendo eles: Os povos indígenas em tempos de coronavírus, Enfrentamento das mudanças climáticas, Aumento do desmatamento e o impacto no pós-pandemia, Saúde indígena e o racismo institucional, Agenda LGBTQ + Indígenas, Direitos Indígenas, violações e autoritarismos, Os processos migratórios dos povos indígenas no Acre e Histórias sobre as primeiras retomadas no Sul do Brasil, entre muitos outros.

O evento é organizado pela Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas organizações de base junto à Mobilização Nacional Indígena (MNI)  – e as organizações que a compõem.  A luta pela demarcação de Terras Indígenas é fundamental para a proteção dos povos indígenas.

 Confira e participe da programação da ATL pelas redes socias: 


 
Programação ATL do dia 27 de abril de 2020










A luta indígena é de todos nós!



Núcleo de Pesquisa Revitalizando Culturas
Coordenador,  Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas