Guarani fazem Assembleia YVYRUPÁ da América do Sul.


SOKHRATES, HOMO SERVIENS e UNISUL no Xarurá

Jaci na Xarurá, cerimônia de acolhida das
lideranças do Espírito Santo.
O ônibus com as lideranças das aldeias  guarani do estado do Espírito Santo foi o primeiro a chegar à Montanha Sagrada da etnia Guarani no Vale do Maciambu  na cidade de Palhoça em Santa Catarina  para a Assembléia YVYRUPÁ reunindo caciques e Xeramõis para se fortalecer.

Os guarani permitiram nossa participação no Xarurá,  rito religioso de acolhida a cada participante com gestos,  canções,  danças sagradas, de passos tranquilos e falas emocionadas dos pajés, incluindo longos silêncios.

Nós, docentes e estudantes da UNISUL, dos sócios, benfeitores e curadores do HOMO SERVIENS, e representantes de parceiros como a Sokhrates,  ficamos em sintonia profunda mergulhando em língua guarani na espiritualidade originária brasileira.
Doações diversas de apoiadores.
Protegidos da neblina pelos casarões dedicados aos irmãos gêmeos Sol (Kuaraí), ao Lua (Jaxi) e à Mãe Terra (Yvy) em parte restaurados como cozinha comunitária, Casa de Reza e terapias e o outro que o vento levou deixando apenas o alicerce sob a grande tenda de rodas de conversa assembleal.

Esse foi o primeiro dia que exigiu um final de semana de esforços conjuntos nos preparativos da recepção, busca de doações de alimentos e mediações com contratação de serviços essenciais para efetiva realização do evento, com as infra-estruturas, sonorização, transporte e emergências que demandam nossas presenças solidárias de HOMO SERVIENS.

A cerimônia do Xarurá está continuando. É uma semana de rodas de conversas e articulações do povo guarani em constante luta contra os males da Terra. A energia é positiva e cativante. Aweté Nhanderu!

Fogo sagrado aceso no mutirão da aldeia Itaty do Morro dos Cavalos 

Comentários

Postagens mais visitadas