Dia do índio na escola Pedro Ivo Campos

Alexia explicando a brincadeira com a bola

Na última quarta-feira, dia 18, os estudantes de Naturologia Alexia Oliveira e Ryohei Funaki foram na Escola Municipal Pedro Ivo Campos, em nome do projeto de extensão DH e Mediações Culturais e a convite do professor de artes Arthur Henrique Pereira Pinto, dar uma aula sobre o dia do índio, para alunos do oitavo e nono ano.

Dança circular com os alunos do nono ano
Começando pelo nono ano, apresentaram-se e pediram para a turma fazer o mesmo, falando seu nome e o que gostavam de fazer. Depois levaram os alunos para o pátio, e explicaram como funcionaria a dinâmica, um pouco sobre a cultura guarani e as respectivas experiências com os povos indígenas. Para que os alunos soltassem-se mais e interagissem entre si, fizeram uma brincadeira com bola, onde quem pegasse a bola deveria descrever os seus movimentos e os outros deveriam repetir. Alexia criou uma coreografia de dança circular com músicas guaranis. No final, retornaram para a sala e pediram para os alunos um feedback da experiência, a qual pareceu ser bem positiva.

A segunda turma, por ser maior, mais jovem e mais agitada, acabou dando mais trabalho para os estudantes. Mas, no fim, conseguiram fazer a dinâmica durar cerca de 90 minutos em cada turma. A dinâmica fez tanto sucesso que os outros professores queriam que acontece com suas turmas também, mas o tempo já não era viável. 

Stefany Antunes 
Estagiária de Jornalismo Revitalizando Culturas
Orientação: Professor Dr. Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas