XVI UniDiversidade: Solidários. Com programação virtual o evento aborda assuntos sobre cuidado com a vida.

A 16ª edição do UniDiversidade como tema Solidários: Cuidando da Vida, teve seu encerramento nesta semana. Respeitando as medidas de isolamento social devido ao Covid-19, a programação aconteceu virtualmente e abordou assuntos sobre saúde, direitos humanos, cultura e meio ambiente. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Revitalizando Culturas, Direitos Humanos e Mediações Culturais, LAPS, FitoSUS, ANDA, Canal Yu Tao, Instituto Biocrático Homo Serviens e UNISUL, o objetivo do UniDiversidade é estimular e fomentar as relações culturais saudáveis entre integrantes da comunidade acadêmica, sejam estudantes, egressos, colaboradores, professores, pesquisadores e sociedade civil.


Com a palavra, Jaci Rocha Gonçalves, coordenador do Grupo de Pesquisa Revitalizando Culturas, e organizador do UniDiversidade.



O XVI UniDiversidade é mais uma experiência praxiológica, ou seja, um espaço de reflexão sobre vivências e o cuidado com a vida, ligando a universidade, experiências inter e transdisciplinares nas quais todos tenham como foco nmo viver e no conviver das comunidades, daí o tema Solidários: Cuidando da Vida. 


A sala de aula se dá o direito de abrir-se às mundialidades, acolhê-las, e pôr-se a seu serviço reflexivo com os outros e para todos. Assim, as ciências da saúde ocuparam três lives. A primeira, houve diálogos entre enfermagem, medicina e naturologia, com saberes do SUS, de experiências feitas também a partir da medicina chinesa. No segundo momento, foi o cuidado do SUAS, onde a professora Darlene, recordou os 30 anos do ECA, repercutiu a história de fóruns, desde a mais recente flor nascida em território vulnerável do Frei Damião e se formando em assistência social. 


Também onde a virtualidade se pôs a serviço da leitura  do contexto histórico vivenciado mundialmente no clima da tragédia de pandemia do coronavírus.


O evento contou com a contribuição de mais de 40 acadêmicos do curso de filosofia, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, ofereceram textos com esperança solidária com foco biocrático como possibilidades de saúde integral para as pessoas. Em julho o UniDiversidade trabalha o Julho das Pretas, homenageando Tereza de Benguela, e também a convocação da ONU para a Década Afrodescendente - 2015 a 2024. 


As webnarias debateram o tema da Negritude que ocupou também um diálogo internacional, nele apareceram a epistemologia do Sul unindo Guiné-Bissau, Moçambique e periferias dos estados de Santa Catarina e de São Paulo, abrindo-se também diálogos com Nova Deli na Índia e com a Austrália, como perspectiva. 


No último dia de encerramento do evento, o foco foi sobre o papel da mulher na sociedade, a mulher como cuidado exemplo para o modo de ser humano biocrático, desigualde de gênero abrangendo o debate sobre violência contra a mulher e feminicídio. Assim se fecha o ciclo, abraçando o slogan do XVI UniDiversidade: Solidários: Cuidando da Vida. 


O UniDiversidade permanece como uma prática final em aberto para a continuidade reflexiva e praxiológica, onde todos os setores da universidade assumam a postura ética de responsabilidade por uma sociedade que enfrenta todas as suas necrocracias.


As lives estão disponíveis pelo canal do YouTube e você pode assistir a qualquer momento.


Webroda Biocrática Internacional

Tema: O uso de plantas medicinais e Covid-19 - a experiência da China

Palestrante: Prof. Dr. Yu Tao

Mediadoras: Marcia Kretzer e Aline Emer (Doutoras)


WEBCiranda Solidária: Universidade/comunidades

Tema: A trajetória histórica do Fórum Municipal de Usuários do SUAS – Palhoça/SC.

Convidada: Andreza Pereira da Rosa

Mediação: Profª Drª Darlene de Moraes Silveira - Unisul.


Fórum Virtual Nacional

Tema: Espiritualidades e Coronavírus – Equilíbrios e Exageros. Crônicas de acadêmicos de Filosofia

Apresentação: Ms. Luciana Demarchi

Mediação: Prof. Dr. Jaci Rocha Gonçalves e Ms. Anderson da Silveira.

Convidados: Acadêmicos cronistas da UA Deus e a Religião: do Renascimento ao Contemporâneo.


WebRoda Biocrática Internacional

Tema: Principais formas de uso das plantas medicinais

Palestrante: Profa. Dra. Aline Emer.

Mediação: Dra. Marcia Kretzer e Dra. Aline Emer.


Webroda Biocrática Internacional

Tema: Plantas medicinais: Adaptogênicas,antioxidantes e imunoestimulantes no contexto de pandemia

Palestrante: Profa. Dra. Aline Emer

Mediação: Dra. Marcia Kretzer e Dra. Aline Emer


WebRoda Internacional

Tema: Negritude: Políticas prá valer. Negros da UNISUL com a palavra!

Convidados: Jaqueline Conceição da Silva, Coletivo Di Jeje, psicanalista Dda. Antropologia Social UFSC. Gabriel Nogueira, estudante de Naturologia/NEAB/RC Unisul e Ms. Guilherme Araujo Silva

Mediação: Ms. Pedro António Santos, jornalista de Guiné Bissau e prof. Unisul e Dr. Jaci Rocha Gonçalves, teólogo culturalista, filósofo e prof. da Unisul.


Webciranda Solidária: Universidade/comunidade

Tema: Violência contra mulher em tempos de Coronavírus.

Painelistas: Prof. Daniella Koch Carvalho, Prof. Maria Izabel de Amorim.

Mediação: Prof. Milene Pacheco Kindermann.


Comentários

Postagens mais visitadas