CEP-UNISUL: Mais de 1100 pareceres em 2019.

 O Comitê de Ética da UNISUL recebe qualificação da CONEP.

O processo de qualificação do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul) trouxe grande animação e até surpresa boa para todo o grupo do Comitê empenhado neste serviço à ética de proteção do participante da pesquisa, dos pesquisadores e da universidade.

A qualificação foi fruto da visita online neste início de semestre (4/8) por Lízia Fabíola Almeida Silva e Rejane Eliete Luz Pedro, representantes oficiais da CONEP  (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

No período da manhã, um diagnóstico prévio com verificações quali e quantitativas a respeito das ações do CEP-Unisul em conversa com Maria Inés Castiñeira, bacharel em Ciências da Computação  e a farmacêutica Silvana Cristina Trauthman, coordenadoras. Presentes também os representantes de todos os usuários participantes da pesquisa, Elaine Dorighello Tomás, arquiteta e urbanista e Wiliam Edgar Lanzendorf, Licenciado Português e Inglês. A segunda etapa da manhã foi conversa particular com o reitor o prof. Dr.  Mauri Heerdt e, no período da tarde, a etapa de capacitação com todos os 16 membros do colegiado.

O CEP/Unisul foi criado oficialmente em 2002 como comissão única para todos os campi e unidades da Unisul. O suporte administrativo às coordenações Norte/Sul é feito por Luana Martendal, secretária administrativa. Um volume crescente de pesquisas provêm da UAs/UCs como PUICs (Projetos de Iniciação Científica), projetos de TCCs, dos programas de pós-graduação: especialização, mestrados e doutorados bem como projetos encaminhados a editais externos.

O seu objetivo continua a ser “a defesa de direitos e interesses dos participantes em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos” descreve prof. Dra. Maria Inés Castiñeira. E conclui: “É uma obrigação imposta por lei, em atendimento ao poder público, que beneficia a coletividade e tem caráter consultivo, deliberativo e educativo”.

No último exercício, em 2019, o CEP-Unisul realizou análise ética de projetos de pesquisa chegando a mais de 1100 pareceres emitidos. Com isso, O CEP-Unisul está caracterizado pela CONEP como de grande porte entre os cerca de 850 CEPs do Brasil.

Quer saber mais sobre o CEP-Unisul?  Acesse esse link http://www.unisul.br/comite-de-etica-em-pesquisa/ ou ligue para (48) 3279-1036.

Comentários

Postagens mais visitadas