Projeto Direitos Humanos e Mediações Culturais

Atividades do programa transversal DH e Mediações Culturais da UNISUL Campus Grande Florianópolis. Pode ser opção para ajudar na vivência dos 10% da carga horária devida nas UAs referente a direitos étnicos raciais (culturais) e socioambientais. 

Objetivo Geral: Fundamentar as posturas de relações pluralistas na academia e na coletividade promovendo interação com povos de culturas excluídas de Santa Catarina (Ciganos, negros, açorianos, alemães, italianos, novos imigrantes) e de grupos de pessoas com vulnerabilidade social e estado de abandono (pessoas com deficiência, catadores de lixo, moradores em ambiente de miséria e situações de risco); mediando situações de luta por autonomia, autoestima e sustentabilidade endocultural na interação com o diferente e otimizando a troca sociocultural exitosa entre instituições envolvidas, autoridades, alunos, docentes, egressos e comunidade em geral em vista da vivência dos Direitos Humanos e da Natureza;

Objetivos Específicos: Estimular e fortalecer as relações de endoculturação entre os sujeitos envolvidos promovendo esse tripé de resgate da dignidade humana: autoestima, autonomia e sustentabilidade. . Incentivar e qualificar com rigor científico as aproximações de aculturação (trocas culturais com o diferente) entre docentes, alunos, colaboradores, comunidades, lideranças e autoridades várias. . Garantir excelência de fidelização da Unisul em suas alianças com a diversidade cultural regional estimulando responsabilidades mútuas e mantendo o seu marco jurídico específico definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais (culturais) e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e indígena, nas interações junto a entidades civis, comunitárias e filantrópicas. . Estimular a preferência de ingresso e favorecer a permanência de afrodescendentes, ciganos, pessoas com deficiência, filhos de trabalhadores em áreas de risco, indígenas nos cursos vários da UNISUL realizando seu ethos vocacional comunitário fortalecido desde o cinqüentenário e inscritos nos PPCs.

Comentários

Postagens mais visitadas