Oficina de Meliponicultura

No dia 11 de maio de 2019, você poderá saber um pouco mais sobre a Meliponicultura com Rodrigo Durieux da Cunha, em oficina ministrada na aldeia Yakã Porã, Terra Indígena Morro dos Cavalos. Inscrições pelo email: revitalizandoculturas@gmail.com ou pelo telefone, com o professor João Monteiro, (48)9990-9170.

"A criação racional de abelhas sem ferrão diminuiu de forma significativa a atividade extrativista. Técnicas e manejos adequados para o desenvolvimento e a multiplicação de colônias têm contribuído para o restabelecimento das populações naturais, além de promover a meliponicultura como uma importante atividade formadora de renda por meio da produção de mel e da multiplicação e venda de colônias.

As abelhas nativas são conhecidas no meio científico como Meliponíneos. Pertencem à ordem Hymenóptera, à subfamília Meliponinae, agrupadas em duas tribos: Meliponini e Trogonini. As abelhas sem ferrão são os principais polinizadores das matas brasileiras. Conforme a floresta, entre 30% e 80% das plantas polinizadas por uma ou mais espécies de abelhas da subfamília Meliponinae."


EPAGRI. Meliponicultura. Florianópolis, 2018. (Epagri. Boletim Didático, 141).


Apoio:
Direitos Humanos e Mediações Culturais.
Apoio - Instituto Homo Serviens
Coordenador Jaci Rocha Gonçalves
Equipe Revitalizando Culturas.



Comentários

Postagens mais visitadas