O evento "Penso, logo reciclo" no Terceiro Festival da Terra, em Palhoça

A conclusão do décimo aniversário da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, em 13 de setembro de 2018, não poderia vir em melhor hora do que no evento Reciclo e o Terceiro Festival da Terra, com o slogan “Penso, logo Reciclo”.

Professor Jaci abre o evento "Penso, logo Reciclo"
Tudo começou com uma reunião convite para o Prof. Dr. Jaci Rocha Gonçalves, coordenador do Grupo Revitalizando Culturas e do Projeto Direitos Humanos e Mediações Culturais, receber e ouvir alunas dos primeiros ciclos que estavam provocando a universidade, tendo Ana Paula Godoy como porta-voz, e os professores a respeito do cuidado que deve se voltar a ter com a Terra, além da possibilidade de avaliar o comportamento que ocorre no campus universitário em relação a resíduos. Ao mesmo tempo, a provocação estava liderada também por duas jovens professoras doutorandas, uma da Engenharia Ambiental e Sanitária, professora Marina de Medeiros Machado; outra da naturologia, professora Aline Armiliato Emer e professor Dr. João Antolino Monteiro, da EAD.

A reunião seguinte já foi reunindo forças, visando um dia em que se fizesse a proposta de continuar ampliando a coleta de todo tipo de papel, especialmente papel branco, em cada setor do Campus Pedra Branca, da Unisul. Ao mesmo tempo fazer um grande movimento em torno da utilização do óleo de fritura como matéria prima da usina da Pro-CREP (Criar, Reciclar, Educar e Preservar), que funciona no bairro da Pinheira.
Professora Aline Armiliato e Ana Paula Godoy idealizadoras do evento

Num segundo momento, se pensou em buscar as sabedorias indígenas, fortalecendo outra discussão importante hoje no Brasil, a presença política das lideranças indígenas já que existe um grande vácuo em Brasília, desde os tempos de Mário Juruna/Dzururã, falecido em 2002. Além de informar que existem hoje na luta política indígena: 141 homens e mulheres indígenas candidatos ao parlamento.

Na abertura do evento, a presença do professor Jaci trazendo a música “o chão dá se a gente plantar, se a gente não planta o chão não dá”, música de Jair Rodrigues, num momento de animação, refrão e dança. 

Recuperando a memória do Lixo Zero, lembrou que tal como este evento, também foi idealizado por um estudante de naturologia, no mesmo pátio em que Ana Paula conversou com Jaci sobre a possibilidade do Reciclo. Mariano foi aquele que trouxe o pessoal da engenharia ambiental regional para criação do Lixo Zero. 
Professora Marina falou sobre a parceria entre Unisul e Pro-CREP
Esse evento não só marcou a retomada, como a continuidade de esforços que em alguns setores da universidade perduram já há 15 anos e nacomunidade da Pinheira já está comemorando jubileu de prata. Professora Marina expôs sobre a parceria da Unisul com a Pro-CREP.

Elizete Antunes, cacique da aldeia
Yaka Porã do Morro dos Cavalos
Kerexu Yxapyry, ex-cacique da
Aldeia Itaty
A presença indígena foi uma grande força nos eventos. Estiveram presentes do mundo guarani local, Elizete Antunes, cacique da aldeia Yakã Porã da TI Morro dos Cavalos e sua irmã Eunice Antunes/Kerexu Yxapyry, ex-cacique da aldeia Itaty e candidata a Deputada Federal.
Abigicelia, de nome indígena Martiani (mata fria), professora indígena do povo Shonendauá, Aldeia Morada Nova, onde há 800 pessoas (90 famílias) na cidade de Feijó, Acre, e já foi participante do 
Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).




Ingrid Assis Sateré-Mawé falou sobre
Sustentabilidade e e o bem viver dos
indígenas na Amazônia
Leopardo Sales falou sobre sustentabilidade
na floresta e na sociedade
Outras presenças indígenas foram a de Leopardo Sales/Huni Kuin, também candidato a Deputado Federal e da candidata ao Governo do Estado de Santa Catarina, Ingrid Assis Satere Mawé, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SJ). 







Marquito falou sobre compostagem
de resíduos sólidos e orgânicos
Uma das presenças não indígenas que merece a lembrança foi a de Marcos José de Abreu, o Marquito. Egresso da Unisul, Marquito é engenheiro agrônomo e referência não só em Florianópolis, mas no Brasil em Compostagem, Agricultura Urbana, Permacultura, Agroecologia e Alimentação. Ativista das causas ambientais e sociais, em 2016 foi o 2° vereador mais votado da capital catarinense e hoje busca uma cadeira na Assembléia Legislativa, com sua candidatura a Deputado Estadual, defendendo a causa da natureza machucada e da humanidade mais vulnerabilizada. Momento forte e poderoso no evento foi quando Marquito ponderou a respeito da falsa conversa sobre os banqueiros e quem detém o poder econômico quererem falar de ajuda aos pobres.


Rodrigo Durieux da Cunha falou sobre
a Meliponicultura.
Outra presença marcante de não indígenas foi a participação dos professores na área de educação ambiental, Rodrigo Durieux da Cunha, da EPAGRI, que falou sobre “Meliponicultura” e as abelhas, falou sobretudo das abelhas sem ferrão e encantou o auditório respondendo muitas perguntas. O professor Dr. João  Antolino  Monteiro, da Unisul, trabalhou o tema da economia solidária criando rico espaço de debate sobre o cooperativismo. João descreveu os nomes e segredos de como semear, cuidar e tratar as sementes ajudado por outros cultivadores. 
Professor Dr. João Antolino reuniu o público
para falar sobre as sementes e dar início a troca.
Márcio Zapican uniu o público em uma roda
de conversa e falou sobre as alegrias do
bem-viver como modo de vida ambiental
liber´ta
Ele encaminhou, então, o momento ápice do evento: a troca de sementes - milho de pipoca grande criola, milho vermelho criolo, melão croa casca preta, pipoca preta, milho preto peruano, amendoim paraguaio, feijão de fava, semente criola de coentro, semente de sabão de tenente - e o pedido pela cacique Elizete de que as sementes da próxima troca sejam frutos do plantio destas sementes. O encerramento do dia foi com uma roda de conversa com o professor Márcio Zapican, aluno do mestrado de Ciências Ambientais da Unisul e que falou sobre as alegrias do bem-viver como modo de vida ambiental libertário.
Foram presenças qualitativas ao longo de todo dia, começando às 11h da manhã e terminando por volta das 19h, no hall do bloco G, da Unisul Pedra Branca.

O evento se integrou com o 3° Festival da Terra, que ocorreu deste 1º de agosto até 30 de setembro na Aldeia Yakã Porã. Fruto do festival foi a construção da escola indígena, terminada com embarramento duplo, dentro da mais tradicional arquitetura guarani, contando com auxílio de alunos da Unisul e voluntários do Instituto Homo Serviens. A inauguração está prevista para o final de novembro no 13° UniDiversidade. 

                        Makelis Paim voluntária do Instituto Homo Serviens se uniu ao embarramento da escola indígena.













Comentários

Postagens mais visitadas