Mulheres Indígenas nas Eleições de 2018

Após os retrocessos e as graves violações de direitos, tanto pelo Estado quanto pela sociedade, os indígenas ainda atravessam os desafios instaurados pela política. Neste ano, brotam como semente de resistência no Plenário, diante do cenário político atual e sua difícil compreensão, o indígena vem lutando pelos seus direitos em busca da autoafirmação, auto sustentação e autonomia, nos meios sociais, culturais, econômicos e político.

Em 2018, 130 indígenas lançaram candidatura, as mulheres obtiveram uma participação expressiva, 23 mulheres indígenas concorreram as cadeiras de vice-presidente, deputada estadual e federal, além do Senado e ao Governo de Estado.


Kerexu Yxapyry no evento
"Penso, logo Reciclo"
Ingrid Assis no evento
"Penso, logo Reciclo"
Em Santa Catarina, Kerexy Yxapyry foi a primeira candidata Guarani na disputa federal e obteve 10.252 votos. Ingrid Assis, concorreu ao governo do Estado e atingiu 9.944 votos.


Dos 1.626 candidatos no geral que disputaram as eleições de 2018, somente uma mulher indígena vai ocupar a cadeira na Câmara dos Deputados. Há esperança que a chama dos povos originários ilumine o futuro do Brasil no exercício da plena democracia.

Joenia Wapichana é a primeira mulher indígena 
a ocupar o Congresso Nacional

Joenia Wapichana, indígena eleita
Deputada Federal pelo estado de Roraima

Após 31 anos sem representação indígena na Câmara dos Deputados, Joenia Wapichina, 43, foi a oitava candidata mais bem votada no Estado de Roraima com 8.491 votos. Joênia é formada em Direito pela Universidade Federal de Roraima desde 1997 e mestre pela University of Arizona nos Estados Unidos.

Em 2018, foram 130 candidaturas indígenas, 50% a mais que em 2014. A última representação indígena na política na câmara foi o deputado Mário Juruna eleito em 1982 pelo PDT no Mato Grosso.

A Câmara de Deputados existe há 190 anos e Joenia é a segunda presença indígena a ocupar uma cadeira no plenário, sendo a primeira mulher. Estima-se que na região norte do Brasil ainda há 3,5 mil indígenas Wapichana. A candidata pretende atuar em prol dos direitos coletivos dos indígenas e pelo desenvolvimento sustentável no estado de Roraima.



Bianca Taranti
Estagiária Revitalizando Culturas
Supervisão: Jaci Rocha Gonçalves.

Comentários

Postagens mais visitadas