Pré-lançamento da Sokhrates no Morro da Pedra Branca

Neste domingo do dia 26 de novembro de 2017, logo que cheguei aos pés do inspirador Morro da Pedra Branca encontrei José, filho do velho Arcelino, organizador das trilhas para as missas que rezamos de 1987 a 1995. José passou o dia como cicerone e apoio com a polícia ambiental para que os peregrinos guaranis, estudantes da Unisul e amigos das comunidades  alcançassem o topo nos 500 metros de altitude.



Aí aconteceu a oração guarani com mantras, petanguá (cachimbo), fogueira, danças e pinturas sagradas para erguer aos céus a bandeira da Sokhrates em seu pré-lançamento mundial com imagem dronizada.

Como hábito frequente de tantas culturas originárias nos topos sagrados, os participantes renovaram seu divino fôlego do Amor e cuidado com as vidas humanas e cósmicas. 



Na bandeira da Sokhrates cuja finalidade é proteger vidas humanas e ambientais em estado de abandono foi escrito em guarani: Aweté, Nhanderu! (Deus nos abençoe!).

Devido problema nos joelhos, fiquei no sopé do morro rezando com meu terço presente-surpresa de um casal guarani. O José subiu e desceu várias vezes. Levou os motoristas para trazer água e servir os grupos em seu retorno que diziam "Cansados, porém, felizes!".

José guiando os peregrinos até o Alto do Morro da Pedra Branca.

Texto: Jaci Rocha Gonçalves. 
Fotos: Bianca Taranti

Comentários

Postagens mais visitadas