Espiritualidade no timing do cotidiano

FACE-TO-FACE COM O MENINO JESUS

Jaci Rocha Gonçalves*

Car@ amig@ leitor/a. É Natal: niver de Jesus. Partilho um pequeno poema com sabor de reza e mimo espiritual. A intenção é renovar nosso fôlego utópico nos votos de Feliz 2017.

Escrevi o poema porque hoje é sábado que coincide com o 68º niver da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948.  O poema foi para o niver no Face de um dos poucos afilhados de crisma que reencontrei na internet e me pareceu assustado com nosso futuro. Ele está beirando a idade dos 55 e, pelo Face, voltei a exercitar com ele o face-to-face, o olhos-nos-olhos e o velho poder de fazer Raio X da alma com quem reencontramos.

Meu afilhado morava lá em Sampa, no velho Bixiga, quarteirão famoso da Escola de Samba Vai-Vai, há poucas quadras da Av. Paulista, palco freqüente de exercícios democráticos na continuidade da luta pelos direitos de nossa jovem e assustada cidadania. Ali, na Paulista, bem perto da Aquiropita, pequena igreja que escolhi para ser ordenado sacerdote em julho de 1975.

Na Paulista, Wall Street brasileira, é onde se reúnem as suntuosas towers do centro financeiro dos maiores Bancos como catedrais de arquitetura imponente do deus Mercado Internacional. O escritor Frei Betto, criador do Fome Zero, o apelidou de deus vampiro. É um monstro que teima em dizer: “confiem a mim as economias, fruto de vossos trabalhos, as juntarei em grandes tesouros bancários sem fronteiras para render nas minhas Bolsas de Valores. Vou protegê-las com juros bem maiores que os 12% anuais sonhados na Constituição Cidadã de 1988. Eu lhes garanto competência rentável otimal como as divulgadas no ápice da crise dessa semana: Juros do cartão de crédito mantêm maior taxa desde 1995; foram de 463,03% ao ano e de 15,49% ao mês. Comigo, vocês não perdem nenhum centavo; quanto mais tem, mais terão.”

Para ser bem objetivo, honesto e amoroso com os parabéns ao meu afilhado negro do Bixiga, perguntei ao Google os números da fome em 2016. O Google me disse: Mundo – Mais de 800 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo, 30 mil crianças morrem de fome a cada dia... Eu queria confirmar o tamanho dessa ação vampiresca do deus Mercado: de fato, ele insiste naquela lógica dos sacrifícios dos humanos, mania dos deuses já nos tempos da Torre (tower) de Babel. Diante da angústia de vovô negro, lá na velha megalópole, escrevi esse poema como parabéns prá você. Parabéns prá ele, prá Jesus e prá tod@s nós:

É Natal, seu e do Menino Jesus.
O que importa é manter os pés firmes no chão da fé,
o amor vindo do coração movendo o corpo inteiro
 sob o ritmo da esperança na dança teimosa
do sonho biocrático do Menino Deus (Jo 10,10).

É o que aos 33 de idade, Jesus dizia na praça com experiência e serenidade em alto e bom som:
“eu insisto em me deixar governar por aquele plano de governo do meu Pai -

que tod@s e tudo tenham vida. Vida prá valer. Todos e tudo.”

*Padre Casado, Doutor em Teologia, Filósofo, estudou
Comunicação no Vaticano e é Professor da Unisul.

Comentários

  1. Parabéns, meu amigo "Pe. Jaci"! Gostei da matéria! É isso cara! Feliz Natal pra você e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Feliz natal pra você e a família também "Coyote". Muitas bençãos e vamos fazer um excelente 2017.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Professor,

    Belo escrito. Boas festas para o senhor e sua família! E, e um ótimo 2017, também!!

    Tiago. A Castilho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo. Boas festas a você e todos que lhe cercam. Saúde e paz. Muitas bençãos

      Excluir
  4. Prof. Jaci!

    Nossa família é grata por sua mensagem e desejamos que sua mensagem chegue ao coração de todos para termos um mundo com mais paz e amor!

    Ester Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, querida.
      O mesmo desejamos tb a você e aos seus.
      Bênçãos, mil bênçãos do menino sorrindo e refazendo-nos!

      Excluir
  5. Desejo-lhe também feliz Natal junto com sua família, e que consigamos fazer bem a nossa parte para melhorar esse mundo conturbado, neste 2017.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas