quarta-feira, 15 de outubro de 2014

VII Congresso Nacional de Naturologia

Presença da Sabedoria Medicinal Guarani

Estamos felizes e agradecidos com a presença dos Guaranis no VII Congresso Nacional de Naturologia realizado no campus Pedra Branca no sábado, 11 de outubro. A presença lúcida do xamã Alcindo, 106 anos de idade,  com sua dança e sua palavra sábia, e de outros jovens Guarani conversando sobre as medicinas específicas de seu povo multimilenar foi um abraço endocultural neste Brasil de muitos Brasis. Parabéns aos que fecharam este Congresso com esse diálogo com medicinas tradicionais sustentadas na espiritualidade e interação com a natureza  .



Presente, também, a cacica Eunice Paraí Kerexu, da Aldeia Itaty, localizada no Morro dos Cavalos, conversando sobre as políticas de saúde com os povos indígenas. Foi um momento marcante de escuta dessa ilustre guerreira, preocupada com as dificuldades de reconhecimento da dupla cidadania do seu povo, tanto guaranítica, quanto brasileira.

A mediação foi feita por Diogo Teixeira, mestre em Antropologia e Naturólogo. Ele dissertou sobre as sabedorias deste povo e representa o compromisso dos naturólogos da Unisul com as raízes originárias do chão onde nascemos.


É uma interação mediada pelo Revitalizando Culturas da Unisul desde 1999, quando a primeira turma de naturólogos subiu o Morro Sagrado dos Guarani – Morro dos Ancestrais, conhecido como Morro dos Cavalos e que vai desdobrando-se de mil formas ativas.


Eduardo Schmidt
Supervisor Jaci Rocha Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário