2° Desafio Lixo Zero (2). Cidadã(o) Lixo Zero: a performance da(o) boneca(o)
Uma história curiosa na construção do 2° Desafio Lixo Zero na SIDD Pedra Branca
Luisa Chiquetti
A incubadora da(o) Cidadã(o) Lixo Zero, boneco símbolo do movimento Lixo Zero na SIDD do campus Pedra Branca foi uma equipe multidisciplinar de estudantes de Naturologia, Engenharia Civil e Jornalismo, voluntários e estagiários do Programa Revitalizando Culturas, Coordenados pelo Prof. Jaci Gonçalves, desde 27 de setembro 2013.
Foram três dias até que nosso personagem, o “arroz da festa” estivesse pronto. Seu corpo foi sustentado por ripas de madeira, revestido de caixinhas de leite, braços de copo de iogurte, chapéu de isopor, pernas de lata e cabeça de balão. E elementos que são descartados e pouco reciclados em nosso dia-a-dia.
Ainda mal concluído, nosso Cidadão Lixo Zero já desfilou na abertura do evento em passeata pelos corredores. Visitou a farmácia, copiadoras, banco, loja de utilidades, mercadinho e salão de beleza. Fez sua entrada triunfal na praça de alimentação, sob o som do violão e o cordão cantando o samba “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, do saudoso Gonzaguinha. E se posicionou no ponto central junto às lixeiras.
Ao ser perguntado sobre a presença da Cidadã (o) Lixo Zero, o Prof. Jaci disse : “É urgente que todos nos demos o direito de sermos aprendizes deste Cidadão Lixo Zero. 80% dos elementos que o compõem nasceram lá na cozinha de nossa casa.” As palavras do professor pareceram fazer eco do refrão do samba quando chama para a formação continuada como “eternos aprendizes”.
O 2° Desafio continua na presença de nossa boneca Cidadã (o) Lixo Zero que não irá descansar. Até o final do semestre irá interagir em algum ponto do campus trocando informações, curiosidades e dicas a respeito da reciclagem e da saúde.
Comentários
Postar um comentário