Roda Viva com a Cacica Guarani na Unisul Pedra Branca
No Abril Indígena da Unisul
Uma Roda Viva com a cacica Guarani
Eunice Para'i a primeira cacica na história Guarani de SC participou da Roda Viva com universitários e professores da Unisul na 10a Semana Indígena.
A cacica da aldeia Itaty, mãe de três filhos, faz a universidade indígena e participou do Abril Indígena na recente ocupação do Congresso Nacional quando líderes de 102 povos se fizeram ouvir contra a PEC 215. Com seu esposo e coordenador pedagógico da Escola Itaty, responderam por mais de duas horas na Roda Viva dos estudantes.
Os padres da Orionópolis Catarinense apoiaram as refeições coletivas da Semana Cultural Guarani. Ao centro, o jovem guarani André ofereceu os colares sagrados aos sacerdotes.
Autoria coletiva Guarani: Dois livros bilíngues
Foram lançados solenemente na terça-feira na Aldeia e na Unisul dois livros de autoria coletiva da comunidade guarani das aldeias de SC e outro do RS. São livros em guarani e português. Os autores/as guarani deixam por escrito suas memórias sobre as aldeias e como aconteceram suas caminhadas sagradas.
Cada página mostra o protagonismo de um povo sábio, honesto e respeitoso. Ao mesmo tempo, aparece clara sua opção de espiritualidade. É um povo decidido a cumprir a missão que Nhanderu (Deus) lhes deu de nos ajudar a voltar ao colo da terra. De cuidar de suas riquezas naturais que nós, os não-índios, temos insistido em destruir com nossos terríveis ecocídios.
Comentários
Postar um comentário