sexta-feira, 9 de março de 2012

 Aula Inaugural: Pedagog@s Pluralistas



Pedagog@s Pluralistas foi o tema da aula inaugural do curso de Pedagogia de TB a pedido de profa. Marileia e equipe discutindo profissão e perfil pluralista.
O palestrante professor da Unisul Jaci Rocha Gonçalves focou a importância da construção de um novo olhar na relação educativa. Lembrou a memória provocante do prof. Dr. Luiz Alberto Marques citando trechos de sua obra póstuma, deixada em revisão no computador do Grupo de Pesquisa Revitalizando Culturas. “Meu foco de interesse é pesquisar temas vinculados a micro história e educação, cultura local e regional, escola e cotidiano, educação e meio... Eu gosto de ver meus alunos participando da Revolução do Olhar, em curso na humanidade!” 
 No salão nobre, 220 participantes alun@s e docentes puderam refletir interagindo, cantando e dançando sonhos desafiadores do milênio. “Esse grupo representa a esperança de assumir como pauta essencial da educação para tod@s, esse desafio multimilenar dos humanos: cultivar um perfil pessoal e profissional pluralista, isto é, de relação de igualdade na convivência com o diferente.” O professor lembrou que é uma consciência crescente como se pode sentir nas Declarações de Direito à Diferença Cultural (Durban, 2001) e dos Direitos dos Povos Originários (Paris, 2007).
  A noite terminou com sorteio de muitos livros para os presentes e uma grande roda de samba.


 
Professor Jaci Gonçalves, coordenador do Revitalizando Culturas conversa com alun@s e docentes na aula inaugural do Curso de Pedagogia e Educação Especial em TB. "Estou diante de educador@s de educadores."

        Nos jardins da Biblioteca do campus Pedra Branca os guarani plantaram um Pindó (Palmeira Sagrada) em homenagem ao prof.  Beto Marques. No início de 2012 a Unisul multiplicou por cerca de 30 Pindó. Os alunos vibraram como se fosse a preparação da Rio+20.  Aweté, Nhanderu! (Deus nos abençoe! Em língua guarani) E ao Beto, Aleir e também a todos os nossos antepassados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário