27 de maio: Dia da Mata Atlântica



Hoje é dia da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta que abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil, também é um dos mais ameaçados.

O dia 27 de maio é dedicado ao principal bioma característico do território nacional. A data é uma referência histórica ao dia em que o Padre Anchieta, assinou em 1560, a Carta de São Vicente, documento do qual descreve a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas. A rica biodiversidade, oferece serviços ecossistêmicos de relevância para a manutenção do ciclo da água, da flora, da fauna, do clima, que são fundamentais para a existência da vida no planeta. Durante séculos, o bioma vem sendo destruído pelas mãos humanas pelo avanço de atividades insustentáveis e nocivas ao meio ambiente.

Ações de recuperação e de preservação do meio ambiente são necessárias com urgência. Conservar a Mata Atlântica é proteger a vida, cuidar e respeitar a nossa própria casa, para todas as formas de vida  agora, e para as que virão depois.


Núcleo de Pesquisa Revitalizando Culturas
Coordenador Prof, Jaci Rocha Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas