Indígenas na política: uma esperança para a vivência dos Direitos Humanos.

  • Prof. Jaci Rocha Gonçalves, Dr.


    Em 2018, México e Brasil vão às urnas para escolher presidente, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

  • Manuel Francisco Martinez Martinez, Myriam Righetto ao fundo.
    Experiência indígena mexicana.
  • Uma grande novidade nos pleitos é a presença indígena na política. No México, o deputado Manuel Francisco Martínez Martínez do estado de Vera Cruz, partilhou sua experiência de participação política no Congresso Internacional Revitalizando Culturas sobre Indigenismo. Lembrou que entre os 46 artigos da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, Artigo 3 garante o “direito à autodeterminação” e, Artigo 5 o de conservar e reforçar suas próprias instituições políticas, jurídicas, econômicas, sociais e culturais, mantendo ao mesmo tempo seu direito de participar plenamente, caso o desejem, da vida política, econômica, social e cultural do Estado”. Emocionou os participantes com sua partilha de experiência na Província de Vera Cruz, no México onde é candidato à reeleição.
    Acredita, porém, que o grande passo é unir as forças mundiais das etnias remanescentes dos genocídios históricos através da concretização de organizações sustentadas pelos próprios indígenas com o apoio das demais culturas.

    O texto completo você confere com exclusividade na aba de notícias da Sokhrates:

    https://www.sokhrates.com/news/17

    Você pode criar uma conta nova ou logar com seu facebook para acessar.

Comentários

Postagens mais visitadas