Formado na UNISUL, Fernando Camuaso Segundo participa do Caldeirão do Huck

Primeiro jornalista cego angolano participou no último sábado do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.


Muita alegria e emoção. O conhecido cego jornalista
Fernando participou do quadro "Agora ou Nunca" junto com seus conterrâneos 
Fernando Camuaso Segundo fez a diferença no Programa Caldeirão do Huck com seus conterrâneos angolanos cegos que residem em Curitiba e também estão se formando em diversos cursos universitários.

Eles vieram há 15 anos da Angola apenas para aprender habilidades. Fernando Camuaso, no entanto, inscreveu-se e conseguiu uma das 400 bolsas de estudo oferecidas na comemoração do UNISUL 40 ANOS.  Na verdade, o estudo universitário no Brasil era um pleito  proibido pelo seu país africano, a Angola. No entanto, enfrentou as muitas dificuldades inerentes a todo pioneirismo ajudado por uma grande equipe de pessoas do Curso de Comunicação Social, dos apoios pedagógicos e gerentes administrativos e, sobretudo, do PPA - Programa de Promoção à Acessibilidade, parceiro do Revitalizando CulturasFernando formou-se em jornalismo no curso de Comunicação Social da UNISUL Pedra Branca.  

Foi todo um processo exigente  que permitiu a mudança da lei em seu país. O grupo cantante da família angolana de Curitiba mostrou ao Brasil como essa luta pelo direito aos estudos universitários começada e concluída por Fernando frutificou numa forma de repercussão endocultural.
Jaci Rocha Gonçalves, coordenador do programa Revitalizando Culturas, demonstrou-se muito orgulhoso ao ver mais esse resultado de promoção dos direitos humanos: "Acompanhei Fernando no TCC do Curso de Jornalismo na UNISUL em 2010. Uma banca bicontinental. Um guerreiro: o primeiro cego jornalista angolano. 
Dá-lhe transformação endocultural aqui e na Mama África!"


Curtam o testemunho emocionante das fotos deste cego fotógrafo!

Comentários

Postagens mais visitadas