quinta-feira, 6 de junho de 2013

LIXO ZERO NA CALOURADA

Jaci Gonçalves

Era uma tarde de junho de 2012. Mariano e Gabriela são estudantes de Naturologia  Aplicada e me falam pela primeira vez em Cidadania Lixo Zero. Às vésperas da Rio+20. O que resultou desse encontro vocês já curtiram em nosso blog durante todo o ano de 2013: I Desafio Lixo Zero; participação no Waste International e Semana Acadêmica Interdisciplinar Unisul.

Agora a dupla de acadêmicos Gabi e Mariano realizou a proposta revolucionária de focar o Lixo Zero na Calourada da Naturologia na  Guarda do Embaú (cf. face de C.A.N.A.L-Centro Acadêmico de Naturologia Aplicada).

A calourada de Naturologia próxima ao Dia do (Meio) Ambiente religou os participantes até na sutileza do uso da caneca na festa a relações cuidadosas, amorosas, não descartáveis. 

Para motivar, os acadêmicos deixaram-se motivar pela profa. Hélia, de pedagogia ecológica, e participantes da PROCREP, Associação das comunidades daquela região que há mais de 20 anos exercitam o cuidado comunitário da natureza e a reciclagem. A experiência é uma lição reconhecida nacionalmente.

Mariano e colegas: uma criativa festa de calouros, socioambiental. 
  
A Procrep sugeriu placas para a divisão de materiais.
É o novo relacional que revitaliza decididamente a mãe natureza, o cosmos e nos humaniza. Esses jovens são  esperança concreta de um jeito de ser humano amoroso porque unem saber no fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário